CENTRAL DE ATENDIMENTO

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DÚVIDAS FREQUENTES

No momento em que perdemos uma pessoa próxima, a dor e a perplexidade se sobrepõe a concretude do acontecimento. No entanto, é preciso tomar providências práticas. Por isso, o Cemitério Parque da Cantareira criou este espaço para facilitar o esclarecimento das dúvidas mais frequentes.
O QUE É JAZIGO?
Construção existentes nos cemitérios, executada com placa pré-moldadas, onde os corpos são sepultados. Esse espaço físico é composto para sepultamento e uma gaveta ossuário.
QUAL É A VANTAGEM DE COMPRAR UM JAZIGO ANTECIPADO?
Através da compra preventiva é possível fazer um planejamento do pagamento de forma mais adequada ao seu orçamento familiar.
O QUE É PRECISO TRAZER PARA A AQUISIÇÃO DA CESSÃO DE UM JAZIGO OU OSSÁRIO?

Documentação necessária para adquirir um jazigo ou ossário no Cemitério Pq. Da Cantareira.
• R.G.
• C.P.F.
• Comprovante de endereço.

O QUE FAZER EM CASO DE ÓBITO?

Se o falecido possuir seguro funeral, acione a companhia de seguros para que sejam tomadas todas as providências.
Na ausência de seguro funeral, algum familiar deve tratar dos procedimentos.
Para quem reside em São Paulo, as medidas devem ser tomadas em uma das onze agências do Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP), com a apresentação dos documentos abaixo:
• laudo médico comprovando o falecimento.
• Documento do falecido, como RG ou Certidão de Casamento ou Carteira Profissional ou Título de Eleitor ou Certificado de Reservista.
Em caso de morte natural em casa, sem a assistência médica, ou morte violenta, a família deve procurar o Distrito Policial mais próximo.
Em seguida, ligar para o Cemitério Pq. Da Cantareira (11) 2995-2560 para agendar o sepultamento e reservar o velório.

COMPREI UM JAZIGO E DEVO PAGAR UM CUSTO DE MANUTENÇÃO. A QUE SE REFERE ESSA COBRANÇA?
O custo da manutenção é o que garante a infraestrutura local e administrativa do cemitério e inclui segurança permanente, a manutenção do quadro de funcionários em diversos turnos, a conservação das quadras e dos jardins, a limpeza, entre outros aspectos.
COMPREI UM JAZIGO, ELE SERÁ MEU PARA SEMPRE?
Sim. O jazigo é seu para sempre e servirá a você e aos seus sucessores, mediante pagamento em dia da taxa de manutenção.
SOU TITULAR DE UM JAZIGO, POSSO SEPULTAR QUEM EU QUISER?
Sim, O proprietário pode autorizar o sepultamento de qualquer pessoa que desejar, respeitando a capacidade de cada Jazigo.
O QUE É PRECISO TRAZER NO CASO DE SEPULTAMENTO?

Assinatura do concessionário, herdeiro legal ou responsável pelo jazigo, no documento “Autorização para sepultamento”. Obs.: Caso o concessionário esteja ausente ou impossibilitado de vir ao cemitério, deverá providenciar procuração para a pessoa responsável que deverá apresentar na recepção da Administração do Cemitério.
Declaração de óbito Original, fornecida pela Funerária.
Estar em dia com a taxa de manutenção.

O QUE É EXUMAÇÃO, PARA QUE SERVE E QUEM PODE AUTORIZAR?

Exumar é o ato de retirar os despojos mortais da sepultura e reacomodá-los em uma urna menor. O seu objetivo é criar espaço para uma nova utilização do jazigo e/ou mudança de sepultura.
Em São Paulo, é necessária a autorização do Serviço Funerário do Município de São Paulo. É preciso preencher um formulário específico com assinaturas do proprietário do jazigo e um responsável do falecido. Após a entrega do documento, o prazo para autorização é de aproximadamente 40 dias (podendo exceder este prazo). Caso seja interesse da família, auxiliamos no preenchimento e no trâmite da documentação.

O QUE É TRASLADO, PARA QUE SERVE E QUEM PODE AUTORIZAR?

Trasladar é o ato de retirar a urna da sepultura e reacomodá-la em outra sepultura.
Em São Paulo, é necessária a autorização do Serviço Funerário do Município de São Paulo. É preciso preencher um formulário específico com assinaturas do proprietário do jazigo e um responsável do falecido. Após a entrega do documento, o prazo para autorização é de aproximadamente 40 dias (podendo exceder este prazo). Caso seja interesse da família, auxiliamos no preenchimento e no trâmite da documentação.

GOSTARIA DE MUDAR O MEU JAZIGO DE MÓDULO, É POSSÍVEL?
Sim, é possível a troca de módulo. Procure a nossa administração no cemitério para informações dos módulos disponíveis e do custo para a troca ou ligue (11) 2995-2560.
QUEM TEM DIREITO AO SEGURO DPVAT? COMO RECEBER?
Tem direito ao seguro DPVAT as famílias de pessoas que morreram por Acidente de Trânsito ou atropelamento. A família mesmo pode solicitar a indenização do Seguro Obrigatório sem a necessidade de terceiros. Para mais informações, acesse www.dpvatseguro.com.br.
O QUE É PENSÃO POR MORTE E COMO SOLICITAR?
A pensão por morte é um benefício pago pelo INSS à família do trabalhador quando ele morre. Para a concessão da pensão por morte, não há tempo mínimo de contribuição, mas é necessário que o óbito tenha ocorrido enquanto o trabalhador tinha a qualidade de segurado. O benefício pode ser solicitado pelo telefone 135, pelo portal da Previdência Social ou nas Agências da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais.
COMO EMITIR 2ª VIA DE BOLETO?
Para solicitar a 2ª via do boleto para pagamento, envie um e-mail para o cpc@cemiteriocantareira.com.br ou ligue para o telefone (11) 2344-4999.

Escritório

Av. Água Fria, 467 – Cj. 142
São Paulo/SP | 02333-000

Cemitério

R. Roberto Baldin, 5005 – Jardim Uniserve
São Paulo/SP | 02364-801